segunda-feira, 31 de março de 2008

Ensino à Distância

"Ensino à distância

As salas de aulas virtuais já são bem reais: reúnem mais de 1,2 milhão de brasileiros.

Imagine a cena: o aluno está na Amazônia. O professor, no Sul do país. A reportagem sobre Educação à distância foi sugerida pelos telespectadores do Jornal Hoje."

Reportagem apresentada no JORNAL HOJE - TV GLOBO - no dia 06/02/2008
link: http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080206-315861,00.html

A reportagem acima citada mostra a nova realidade do ensino à distância por meio da internet, mostrando como exemplo um estudante de música, Alecsandro, que mora em Manaus e tem aulas de violão com um professor que reside em Curitiba. Na reportagem, informa-se que o crescente aumento dessas iniciativas nas páginas da web, no importe de 30%, mais de 170 faculdades à distância reconhecidas pelo MEC, 41 instituições de ensino médio, além do Colégio Militar de Manaus, que oferece ensino fundamental à distância aos filhos de militares que se encontram nas fronteiras. Ressalta que tal modalidade de ensino reintegra pessoas que estavam excluídas dos processos de aprendizagem por motivos diversos, eis que a nova ferramenta facilita a volta aos "bancos" escolares.
Nesta reportagem, fica demonstrado que o ensino utilizando os meios eletrônicos veio para ficar. Todavia, conforme já falado em "post" anterior, ainda temos um longo caminho a percorrer. A própria reportagem nos dá indícios desta assertiva: existem no Brasil em torno de 55 milhões de estudantes (dado presente em http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=816853&path=/seunegocio/), e somente 2% destes estudantes têm acesso às salas de aula virtuais. Em todo o universo de entidades de educação superior, que diariamente proliferam cada vez mais (desculpe o forte termo, mas não concordo com a quantidade atual de instituições de nível superior - assunto para outro "post"), somente 170 delas oferecem o curso nesta modalidade. Na grande quantidade de instituições de nível médio no Brasil, somente 41 oferecem educação nesta modalidade. Enfim, vê-se que tal modalidade no país, em meu ver, somente "engatinha". Obviamente que a tendência é que se aumente cada vez mais o número de instituições que oferecem este tipo de ensino. Todavia, conforme já dito, precisamos mudar a mentalidade da educação no Brasil para "mergulharmos de cabeça" nesta nova modalidade de ensino: precisamos difundir a tecnologia, os professores precisam ser formados e se adequar a esta nova modalidade de ensino e, também, deve ser mostrado à sociedade que o curso à distância é tão válido e produtivo quanto o presencial, desde que, assim como na aula presencial, o aluno efetivamente se empenhe em trocar experiências, aprender e ensinar.

Nenhum comentário: